quinta-feira, 24 de julho de 2008

Greenpeace faz manifestação na frente da sede do Ibama no Rio contra Angra 3

O Greenpeace realizou na tarde de hoje (dia 24) uma manifestação em frente à sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), no centro do Rio, contra a emissão da licença prévia ambiental para a instalação de Angra 3, no litoral sul do estado.

Dois ativistas vestiram macacões brancos, representando roupas de segurança nuclear, e ficaram ao lado de latões amarelos, uma alusão ao lixo nuclear. Os manifestantes penduraram na porta do prédio do Ibama uma foto do presidente do órgão, Roberto Messias, com a declaração: "O Messias chegou e traz más notícias."

Segundo a ONG, mesmo com as 60 condicionantes impostas pela licença prévia, os riscos e os custos da produção de energia nuclear no país não compensam. Para o Greenpeace, o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental feito pelo Ibama apresenta falhas graves. As principais, diz o coordenador da campanha de energias renováveis da ONG, Ricardo Baitelo, seriam a falta de esclarecimento sobre o local de armazenamento dos resíduos produzidos por Angra 3 e como a população seria retirada do local em caso de acidente.

"A gente sabe que no mundo não existe uma resposta definitiva para o depósito desse lixo. A gente sabe que tem a problemática de que nenhum lugar do mundo aceita receber o lixo. Todo mundo quer a usina, mas ninguém quer receber esse depósito. A energia nuclear é a mais cara de todas."

O lixo radioativo produzido pelas usinas Angra 1 e 2 vem sendo estocado dentro das próprias usinas. Segundo o Greenpeace, com os recursos previstos para Angra 3, cerca de R$ 8 bilhões, seria possível instalar um parque de turbinas eólicas com o dobro de potência em um terço do tempo e gerando 32 vezes mais empregos.

Ao final da manifestação, Ricardo Baitelo entregou dois relatórios sobre energia nuclear para o superintendente do Ibama no Rio, Rogério Rocco. Ele prometeu encaminhar os documentos à presidência do órgão.

Fonte: Terra

0 comentários:

 
Noticia10.com